Especial Carnaval : Fatos sobre o Carnaval


O Carnaval é a maior festa de rua do Planeta, milhares de pessoas do mundo todo se comemoram esta festa que tem como ponto o desfile Carioca.





A Festa além de uma tradição Brasileira, é comemorada no mundo todo em estilo similar com nomes como Carnival, Mardi Gras, entre outros nomos, sempre com blocos de rua, festas e muita bebida.

Além dos famosos desfiles das principais escolas de Samba, o carnaval é um evento que floresce nas ruas, com milhões de pessoas dançando e festejando em blocos itinerantes pelas ruas da cidade.

É acima de tudo, uma festividade que, em sua origem, visava tirar uma "onda" com a classe aristocrática.

Abaixo algumas curiosidades desta que é a maior festa do planeta!


  • Sua origem remonta o século 18, foi trazida ao Brasil por imigrantes Portugueses e se chamava "Entrudo".

  • Nas festividades originais, a multidão comemorava a festividade com fantasias que "parodiavam" as roupas usadas pela burguesia enquanto jogavam agua com essência de limão uns nos outros

  • O Carnaval começa na Sexta-Feira, dia em que o Prefeito do Rio de Janeiro entrega a chave da cidade para o Rei Momo, um personagem gordo com uma coroa que de certa forma, ironizava a Monarquia preguiçosa e fanfarrona.

  • Durante o Carnaval existem pelo menos 600 blocos itinerantes, este blocos andam pelas ruas da cidade, cada um com sua banda e com integrantes fantasiados, o maior deles, o Cordão da Bola Preta reúne aproximadamente 1 milhão de pessoas no centro da cidade!


  • Como toda festa com muita gente (E poe muita nisso) o Carnaval tem um problema crônico com odor de mijo, com muita gente e pouco banheiro, as autoridades costumam enviar carros pipa para literalmente lavar as calçadas e ruas após as festividades, a prefeitura também instituiu multa de aproximadamente R$ 500 reais para quem for flagrado urinando nas ruas!

  • Existem blocos dedicados a atender determinados tipos de pessoas, a especialização é tanta que existem blocos até de terceira idade e de pessoas com necessidades de cuidados especiais como cadeirantes, pessoas com Síndrome de Down, enfím...


  • Oficialmente o Carnaval começa oficialmente em uma sexta feira a noite e vai até a quarta feira de cinzas seguinte, mas em realidade o país para do Natal até o final do Carnaval!

  • O Carnaval Carioca também é envolto em muita obscuridade, por ser uma festa que consome milhões e movimenta muito a economia, muito se pergunta e pouco se responde dos "patrocinadores não oficiais" das festividades, A escola ganhadora do desfile de 2016 recebeu muitas críticas por aceitar e usar o patrocínio do Ditador Obiang Nguema, que controla a Guiné Equatorial desde 1979.

  • Estima-se que os desfiles deste ano contarão com cerca de 20% menos integrantes devido a Crise Econômica Brasileira

  • O Carnaval é sinônimo de Samba, e o Rio de Janeiro é aonde o Samba nasceu, a sua origem é creditada a Pedra do Sal por volta do século 17 na cidade velha, local aonde funcionava um antigo mercado de escravos, acabou se tornando um ponto de encontro de Afro-Descendentes, no berço do Samba se tocava canções com tambores e batuques, realizava-se rituais de candomblé.

SHARE

About Autor

    Blogger Comment
    Facebook Comment